quarta-feira, 28 de janeiro de 2009


Breve História do Big Bang


Nem todas as pessoas teêm a curiosidade de olharem a noite, um céu estrelado, e perguntarem: O que é o universo?De onde ele veio?Ele e eu?Cosmologia é a ciência que estuda o universo como um todo. O século XX foi um século que trouxe muito avanço científico nas observações para a Cosmologia. Acreditava-se que o Universo era eterno e imutável no tempo. Tudo que existia, sempre existiu, existe e existirá para sempre. Todavia, uma descoberta em 1929, mudou tudo. Apesar da teoria da relatividade geral de Einstein provar a descoberta, porém, ninguém queria debater o assunto, por que para a maioria dos cientistas, um Universo imutável no tempo era mais interessante para as teorias dos ateus e sépticos. Um Universo sem começo era bom para sua crença de ateu. Mas Rubber, astrônomo acreditado, descobriu que as galáxias estavam a se afastarem cada vez mais uma das outras. Isso provaria que em tempos remotos, elas estavam mais próximas uma das outras. E se fossemos recuando no tempo, mais e mais, até um ponto zero do Universo, toda matéria e energia do Universo estava restrita a um ponto tão pequeno, que era menor que um átomo atual. Isso queria dizer que o Universo, passaria da não existência para existência.

Um grande cientista da época chegou a pedir: Se o Universo teve um começo, Big Bang, então nos tragam um fóssil que prove haver existido um começo para o Universo ou o Big Bang. O grande físico Soviético Gamov e seus assistentes provaram através de suas equações que com certeza deveria haver uma radiação eco do Big Bang.

E aconteceu. Em 1965, uma empresa de telecomunicação ao instalar uma antena parabólica, descobriu que para qualquer direção do Universo que se apontasse a antena havia um ruído de fundo. Foram chamados na época, cientistas da Universidade de Princeton que pesquisavam ecos do Big Bang de Gamov e se surpreenderam com o achado que lhes valeu o prêmio Nobel de física de 1968: RADIAÇÃO ECO DO BIG BANG. A prova que se procurava. O fóssil existia. O Universo, realmente teve um começo com uma grande explosão. Muitas outras interrogações. O Universo passara da não existência para a existência.

Entramos no terreno da metafísica. Da fé. Alguém criou. Para os ateus foi um golpe. Alguém criou tudo que existe. E quem teria sido o supremo arquiteto do Universo, e nós que fazemos parte dele! Ficou comprovado que o Universo teve um começo, e com ele o tempo e o espaço foram criados neste instante do Big Bang.

Diomedes Leonardo

Um comentário:

  1. Achei muito interessante o assunto, você disse de maneira muito fácil o que os livros enrrolam para dizer.PARABÉNS

    ResponderExcluir